14 de Janeiro - José do Egito (Gn 40 - 41)


      Os dez últimos capítulos nos apresenta a história de um único filho de Jacó o que fora vendido como escravo para os Ismaelitas e se tornou um governador do grande Império egípcio. José podeira ter pensado que ele estava condenado a ser escravo de outras pessoas, pois esse era o destino de pessoas compradas. Ao chegar no Egito ele é vendido para um oficial do Faraó e é posto para trabalhar em sua casa.
      Não sabemos o tempo que se passou para José ser posto sobre toda a casa de Potifar. José chegou com 18 anos no Egito e segundo Josefo em "História dos Hebreus", ele foi ensinado por seu senhor e instruído no idioma e na cultura do Egito. Ao longo de alguns anos a bíblia nos conta que Deus fazia Potifar prosperar por causa de José (Gn 39. 4-6), anos se passam é a esposa de Potifar vê que José e um rapaz atraente e se apaixona por ele. Os relatos bíblicos nos diz que era constantemente (Gn 39.10). Ao não comparecer em uma festa no palácio por fingir estar doente, Josefo nos diz que esse foi o momento que ela encontrou para colocar o seu plano em ação de se deitar com José.

1 - O preso escravos dos prisioneiros reais.

      Ao chegar em casa Potifar sabe da notícia da forma em que sua esposa a contara para ele, o castigo de José era ser morto, mas ele vai para a cárcere na casa do capitão da guarda. Broadmam levanta a suposição de que Potifar, próprio senhor de José, seja o capitão da guarda que o capítulo 39 se refere. O fato é que mesmo ali Deus estava com José (Gn 39.21-23).
       Não sabemos como era a vida de comunhão entre Deus e José, o escritor do livro não vem nos relatar e nem o que Jacó seu pai lhe ensinara sobre Deus. Todos os estudiosos bíblicos chegam a mesma conclusão é que Deus tinha um grande propósito em sua vida por causa disso. Mas, se olharmos para as tradições judaicas antigas podemos observar que toda a tradição era passada de pai para filho através da forma oral. O convívio com seu pai e um pouco da convivência dom Seu avô Isaque (Gn 35.27) possa ser que fizera com que ele conhecesse todas as grandezas e as maravilhas de Deus feitas com o seu Bisavô, Abraão.
      José foi posto em um cárcere onde estavam todos os presos do rei (Gn 39.21), logo por ser escravo de um oficial ele tinha direto de estar lá naquele cárcere. O copeiro-mor e o padeiro-mor erraram contra o Faraó o qual os lançou na casa do capitão da guarda e o carcereiro colocou as cuidados de José. Não sabe o motivo que levou os dois servos de Faraó a ficarem no cárcere,mas estudiosos diz que o tempo de sua prisão chegou a ser de quase um ano. Não sabemos como e em que lugar José aprendeu a interpretar sonhos para tomar tal atitude para com o copeiro-mor e o padeiro-mor (Gn 40. 8-18).

2 - O interpretador de sonhos.

      Em Gn 40.8 nos diz: "Não é de Deus a interpretação dos sonhos?" Muitas civilizações antigas tinham pessoas que eram especializadas na interpretação de sonhos e ganhavam dinheiros com essa interpretações. Povos orientais sempre estiveram atrás do sobrenatural  os caldeus era mestres e faziam uso dessa magia constantemente (Dn 4.9).
      A interpretação era algo comum e que ocorria diariamente dentro dos palácios. Os serviçais de Faraó estavam acostumados a esse serviço e se lamentavam por não tivesse quem interpretasse mas seus sonhos. José estava acostumado a ver o semblante de todos os seus presos que estavam aos seus cuidados e sabia que naquele dia eles estavam pensativos. Não sabemos onde José aprendeu a interpretar sonhos, talvez ele tenha recorrido a Deus da mesma forma como Daniel fizera, que se pôs de joelhos e clamou a Deus para que revelasse os sonhos do Rei Nabucodonosor. José sabia que a sua interpretação iria acontecer da mesma maneira e pede para que se lembrem dele porque ali estava preso injustamente.
      Passados três dias conforme José interpretara acontece do mesmo jeito que Deus o tinha revelado, mas devido a ingratidão humana esquecera completamente de José. Dois anos após o fato ocorrido Faraó tem um sonho o qual todos os seus sábios não conseguem interpretá-los (Gn 40,1-8). José poderia estar pensando nesse momento em seus sonhos que simplesmente não significavam nada além de meros sonhos de um adolescente e acostumado com a sua nova forma de viver dentro de um cárcere. As lembranças do copeiro vem em sua mente e sabe que José poderia interpretar os sonhos de Faraó. Champlin vem nos acrescentar que quando se trata de sábios estavam se referindo a todos os tipos de estudiosos da época, magos, escribas, astrólogos, cartomantes e outras pessoas que exerciam o uso da adivinhação. José ao contrário da ideia proposta por Josefo demonstrou que viera de uma família simples e que ele não era capaz de saber o significado. mas a existência do seu Deus daria o consolo e a paz de espirito para o rei.

3 - De preso a governador do Egito.

      As interpretações de José veio de forma agradável aos ouvido e ao entendimento de Faraó. Josefo nos conta que a sabedoria dada por Deus a José fizera com que o rei se engrandecesse por José. Não simplesmente pela forma da interpretação mas, por José esta apto a ter a solução pronta para que Faraó pudesse ou não acatá-la. Essa ação fez com que o rei o ponha sobre todo o Egito eque andasse no segundo carro da comitiva real. Safnate-Panéia o novo nome dado para José e a união com uma família da nobreza egípcia tornava ele apto para assumir tal cargo.
      Gênesis 41 em diante acompanhamos a parte do governo de José, não fala sobre a estratégia usada por ele para construir os seleiros para conter todo o alimento e em quantas cidades foram construídos. José mostrava-se apto e um bom negociante para vender todos os alimentos na época de fome. Mesmo nos últimos anos de escassez da terra Deus também deu a sabedoria necessária para que ele ajudasse o povo todo a reconstruir o Egito, dando sementes de alimentos para serem cultivas em toda a terra. O povo todo estava preocupado o que haveria de comer quando chegou o grande tempo de fome e procuraram ao Faraó ele só pode responder Ide a José (Gn 41.55), não sabemos a quantia de mantimentos que ele armazenou, mas podemos imaginar e compreender que tenha sido um número muito grande pois, vendia não somente para os egípcios mas pra todos os viajantes de Canaã.
       O poder de barganha de José era muito grande e poderia ser notado por qualquer pessoa que fosse sabia e tivesse entendimento, ao fim dos sete anos de fome ele comprou toda a terra do Egito e todas as almas que moravam do Egito passou a pertencer a Faraó e colocou altos tributos sobre as colheitas de todos.

Comentários