19 de Janeiro - Pragas do Egito 1 (Ex 7 -9)


     Um combate estava preste para ser iniciado Deus vs Faraó. Pensamos que estava escondendo apenas esse fato Deus contra o homem e o homem contra Deus. Mas, contra todo o sistema politeísta do mundo conhecido. O panteão egípcio era muito grande e quase todas as coisas que tornava o Egito em uma grande potência era venerado.
       Não prestamos muita atenção para o pequeno detalhes contidos na bíblia. Em Ex 7.1-2, Deus põe Moisés como um ser divino perante Faraó, o qual ele mesmo se considerava um deus e um profeta posto diante do rei. Ao realizar os sinais dados por Deus na frente de Faraó o qual chama os seus magos Janes e Jambres (II Tm 3.8) que fizeram o mesmo sinal das cobras (Ex 7.8-12). Josefo nos apresenta que o Faraó ficou chateado com Moisés por ter feito ele perder o seu tempo com truques baratos de magia, pois os seus magos fizeram a mesma coisa perante seus olhos.
      O ato de rejeitar a oferta que Deus dera para Moisés faz com que o Egito sofra as dez pragas enviadas por Deus para castigar toda aquela nação. Champlin comenta que as pragas principalmente a primeira foi por motivo da vingança das crianças mortas pelo Faraó ao jogar elas no rio Nilo.

1 - O rio em sangue (Ex 7.17-25)

      O Nilo era venerado pelos egípcios que acreditavam que ali era a presença do deus Anukis, o deus do Nilo, o Primeiro ataque foi diretamente contra toda a forma de vida marinha que agia na região do Egito. As margens do rio existiam grandes plantações, pois, toda a sua margem era fértil e rica em nutrientes. A praga ocorreu em toda a extensão territorial do rio que abrange toda a extensão do Egito. Josefo nos diz que além de terminar com a vida marinha e prejudicar a agricultura local. Ele nos acrescenta que os egípcios descobriram o que e sentir sede o que levou-os a cavarem poços artesianos para poder se saciar.
A ciência não nega a possibilidade do fato do Nilo ter se transformado em sangue, mas, ela nos apresenta duas vertentes: 1 - causa natural:seria a existência de algas vermelhas que fez mudar a cor do rio ou devido achuvas constantes na região que fizeram as rochas vermelhas chegar ate o leitodo rio; 2 - causa vulcânica: o vulcão na ilha Santorini, a 700 km dali, entrouem erupção, provocou terremotos e fissuras no fundo do rio. Das fendas saiu umgás que se misturou ao ferro do rio, criando ferrugem, que coloriu a água.Mesmo sendo uma causa física teria o dedo de Deus agindo para com o povo deisrael. A duração desse evento só duraram sete dias Ex 7.25, sendo que com umevento vulcânico ou natural levaria mais tempo para que todas essas algas ousua desintoxicação deixasse o Nilo.

2 - A rãs que subiu do Nilo. (Ex 8.1-7)

       Para muitos pesquisadores e historiadores, todas as pragas seguiram uma ordem cronológica que se uma fosse tirada qualquer uma do seu devido lugar elas acabariam na mesma hora. A versão científica tanto para a causa natural e a vulcânica trariam as rãs para dentro das casa dos egípcios. A rã era um animal sagrado no Egito era a representação da deusa Heqt responsável pelo nascimento. A lenda conta que o esposo de Heqt o deus Khnum teria criado todas as coisas através das narinas de sua esposa a qual ela dera vida com a sua respiração. Champlin vem nos acrescentar que a segunda praga não foi apenas um ataque aos deuses mas também a toda teologia egípcia da época. Por causa da sua cabeça em forma de rã era proibido qualquer egípcio matá-las. A morte de todas as rãs foi um ataque maior do que ter elas em suas casas.

3 - Os piolhos (Ex 8.16-19)

      As pragas estavam vindo em sequência determinada e no tempo Deus. Todo o território do Egito apesar de possuir terras férteis sempre foi cercada pelo deserto o qual também era venerado, o deus Set - deus do deserto - ao  jogar o pó do deserto para os céus a vergonha de mais um deus estava dada com certa. As duas primeiras pragas foram facilmente imitadas pelos magos de Faraó , mas, toda a magia é limitada e restando para os Janes e Jambres reconhecerem que era a força divina lutando contra eles (Ex 8.16). Os sacerdotes usavam o pó para curarem de algumas enfermidades Deus estava atacando toda com essa praga a medicina egípcia e seu conhecimento.
      Heródoto nos diz que as pragas de insetos eram comuns na terra do Egito principalmente no Outono onde ocorre as pragas. A causa científica para esta praga é o fato do rio ter estado poluído e falta de higiene fizera com que os ovos de piolhos se alastrassem por todo o povo. A causa vulcânica. Algunsteólogos que examinaram os textos originais em hebraico dizem que o texto nãose refere a exatamente a piolho, mas sim a um inseto comum no Egito, conhecidocomo mosquito de areia, que ficava escondido dentro das areias do deserto queincomodava chupando o sangue das pessoas iguais as pulgas.

4 - As moscas (

      Moscas eram comum no Egito, principalmente em algumas épocas do ano por causa da seca muitos animais morriam levando assim o mal odor e o aumento dos números das moscas. O físico Colins Humphreys nos diz que devido a morte dos sapos, predadores naturais das mosca, o número do exame aumentou grandemente sendo assim uma das causas da praga.
Champlin nos mostra que nessa quarta praga o número de deuses atingidos aumenta podemos colocar aqui Anubis - o deus cão - Rá - o deus Sol - e Uatchit - o deus mosca. Sem sombra de dúvidas o maior destaque nesta praga e a separação dos hebreus na terra de Gosén e dos egípcios (Ex 8.20-32) quebrando assim, diversas leis da física e demonstrando o agir de Deus no meio do Egito e a proteção de seu povo.


Comentários