21 de Fevereiro - Obediência (Dt 4-6)


Ao analisar todas as leis mosaicas vamos ver que o segredo estava dentro dos capítulos quatro a seis de Deuteronômio. E toda a lei se resume em apenas uma única palavra OBEDECER, sim somente nessa palavra o povo poderia ser recompensando e ricamente abençoado em todos os seus caminhos e em seus afazeres diários. As seiscentas e treze mitzvot (mandamentos ou estatutos) levavam o povo a fazer apenas uma simples coisa que era obedecer. O capitulo quatro vem encerrando o primeiro discurso de Moisés o qual deixaram eles na margem do Jordão e aptos para conquistar toda a terra de Canaã, segundo Champlin a praticabilidade e a historia do povo foi usadas para exortar e corrigir o povo para que eles não cometessem o mesmo erro que seus pais houveram cometidos estando no mesmo lugar onde eles estavam naquele momento. A palavra de Deus que é viva serviria para mostrar aos outros povos que eles eram diferentes dos demais povos da terra, pois, essa era o chamado não somente dos levitas, mas, como a nação de Israel era para ser santa a Deus (Lv 20.7; 19.2; 11.44).

1 – O Shemá.

A exortação é completa para o povo através da palavra Shemá o interessante no dicionário hebraico é que a mesma palavra pode ter significados diferentes e que muitas vezes ela se completa no caso da palavra em questão ela pode ser traduzida como Ouvir e ao mesmo tempo como Obedecer. Logo quando Moisés falava Shemá Yisrael ele ao mesmo tempo estava dizendo ouve e obedece Israel. Interessante que o ato de ouvir pode ser facilmente como escutar que é prestar atenção em algo que foi dito. Uma das passagens mais sagradas para os judeus modernos está escrito justamente nesse bloco de três capítulo que estamos lendo hoje. Em Dt 6.4 no diz:

 "Shemá Yisrael Adonay Eloheynu Adonay echad"

"Ouve Israel, O Senhor teu Deus é único Deus"

As palavras seguem até o versículo nove do capítulo seis e nos diz ainda sobre como devemos amar a Deus e como devemos falar para as futuras gerações sobre o amor a Deus e como devemos cumprir o Shemá. Em Dt 4.1 Moisés começa a ultima parte de se discurso com essa palavra, mas, e os aconselha a guarda os estatutos, os mandamentos tudo aquilo que ele ensinou era para a vida deles que pudessem obter grande êxito na vida. Matthew nos diz que os judeus são obrigados a pronunciarem essa passagem todos os dias (no mínimo duas vezes por dia) para que nunca se esqueçam da importância de Deus para a sua vida. Aprendemos dentro dessa passagem do Shema que: 1 - Só existe um único Deus criador de tudo e digno de ser adorado. 2 – Um ser infinito que foi criado por si só e sempre existiu. Dentro desse texto de Deuteronômio e que os judeus crêem para eles os cristãos que crêem na trindade são adoradores de deuses pagãos, pois, sua própria palavra vem dizer que só existe um (Echad). E por esse motivo nos leva a uma analise profunda da palavra, segundo o dicionário Strong nos diz que é um (numeral), somente, sozinho, apenas um ou alguém. O que nos dá a compreensão de existência una e não trina de um ser Supremo (En Sod), e indo um pouco mais além echad (pronuncia erradi) tem a sua origem no verbo ached (pronuncia Arredi) qual podemos traduzir como unir, juntar-se a. Com a perda do entendimento do Shema e das suas implicações espirituais (Zc 7.12-14 / Tg 1.22-25) levou o povo a se esquecer completamente de Deus e os levou aos dois cativeiros.

2 – Palavras citadas por Jesus

A grande importância para os judeus do livro de Deuteronômio é que a maioria das passagens que Jesus usou em seus sermões e em sua tentação duas delas está no capitulo seis de Deuteronômio (Dt 6.13,16) em resposta a sua tentação (Mt 4.1-10) conforme a Bíblia de Estudo Palavra Chave os três versículos usados por Jesus fazem parte da primeira parte do livro de Deuteronômio (Dt 6.13/ 6.16/ 8.3 / 10.20).  O uso dessas passagens por Jesus demonstra para nós a grande importância da passagem de Dt 6.4-9, pois, ela fala justamente sobre ensinar os seus filhos sobre a lei. A lei era simples e fácil de ser entendida por todos os israelitas que poderiam facilmente ensinar aos seus filhos sobre todos os seiscentos e treze mitzvot contidos na Toráh. Matthew Henry vem nos acrescentar sobre a importância de conversamos ou ate mesmo discutimos sobre a palavra de Deus, pois, muitos acham que essa pratica deve ser abolida por todos:
“Aproveite todas as ocasiões para discorrer sobre as coisas divinas com aqueles que estiverem à tua volta. Não sobre mistérios não revelados, ou questões de discussão duvidosa, mas sobre as claras verdades e as leis de Deus, e as coisas que dizem respeito à nossa paz. Fazer delas tema de nossas discussões familiares está tão longe de ser considerado depreciativo para a honra das coisas sagradas, que nos é recomendado que falemos delas. Pois quanto mais nos familiarizarmos com elas mais as admiraremos e seremos influenciados por elas, e poderemos, com isso, ser úteis para transmitir a luz e o calor divinos.”



TORNE-SE UM SEGUIDOR DO BLOGGER E RECEBA DIARIAMENTE

Comentários