17 de Fevereiro - Rosh Hashannah (Nm 28-30)


      Quarenta anos se passam no deserto a romeira geração e completamente destruída com a última praga causada pela prostituição com as filhas de Moabe. Em Nm 26 vemos a nova contagem do povo no deserto seiscentos mil homens aptos a guerra liderados por Josué que era o líder militar e ao fim do período assumiria também o cargo governamental de todo o Israel. Conforme Lawrence Richards a média de morte no deserto foi de 200 homens por dia, porém a nova geração não perdeu o seu poder  militar comparado com a primeira contagem.

1 - ofertas

      As ofertas assim como as festas solenes Tinham o intuito de manter o povo sempre próximo de Deus durante todo o ano, segundo John Owens a língua hebraica não possui expressão filosófica era limitada e as verdades mentais e espirituais estavam interligadas em verdades nos assuntos explicativos. Assim para Owens os sacrifícios continham verdades escondidas ou a verdade posta em prática. Todos os sacrifícios terminavam na refeição comunal, a qual segundo a crença judaica, Deus comia o sacrifício juntamente com o ofertante e criando assim a comunhão entre ambos e essa refeição deveria ser constantemente. A oferta contínua era oferecida duas vezes por dia (Nm 28.4) era o simbolismo da comunhão e tinha que ser sempre o melhor para Deus. O sacrifício era para ser comido todo tanto o animal com a oferta de cereal para podermos realizar aceito por Deus.

2 - Trombetas

      O Rosh Hashannah, o ano novo judaico ou a festa das trombetas. O interessante é que as festa de trombetas antigamente caia em dias de sábado (Nm 19.1 / Lv 23.24). São dez dias de festa cujo o principal objetivo é o arrependimento de todo o povo para com Deus. Realizado no primeiro dia do sétimo mês e terminando ao décimo dia com o Yom Kippur (dia do perdão). Alguns pensam que a festa está relacionada com as convocações solenes já que o início da festa se dava pelo toque da trombeta que se reunia diante de Deus no tabernáculo. Segundo Champlin a festa era uma tradição popular de se comemorar a sétima Lua nova assim podendo ser ligadas às outras festas mensais do calendário israelita. Hoje é uma das principais e  mais importante festas dos judeus por causa do Yom Kippur, o dia mais importante para os judeus modernos que preservam o dia do jejum de 24hs para demonstrar arrependimento a Deus.
Todos os votos eram para serem entregues no tempo determinado e serem cumpridos.  Dentro da questão voto vemos a fragilidade feminina que só poderia ter um.voto aceito se seu marido ou seu pai não escutassem ou escutando ficasse calado.


Comentários