10 de Março - Juizes (Jz 1-3)

         O livro de Juízes vem se misturar com entre a vida e pós-morte de Josué e da geração que entrou na terra de Canaã (Jz 2.6). Nos relatos de Josué vemos que ficou faltando terra para ser conquistada ficando para as outras gerações conquistarem e estarem sempre aptos e preparados para a guerra. Lawrence Richards diz que os primeiros capítulos são um resumo do porque o povo não obteve o melhor do pacto abraamico por completo. O descaso de um período de 340 a 400 anos de domínio dos juízes sobre o povo de Israel.
         O segredo todos estava dentro da obediência do povo para com os mandamentos do Senhor o que resultava no amor a Deus e ao seu próximo a fidelidade através da obediência a Deus (Jo 14.21). Lawrence ainda nos mostra dentro dos primeiros capítulos três pontos que levaram o povo a não conquistar a terra por completo: 1 – Obediência incompleta, Deus ordenara eles destruírem todos os povos da terra para que eles não fossem por tropeço para eles se afastarem de Deus; 2 – Apostasia, logo após a morte da geração que entrou na terra. Vemos muitos descaso para com Deus e suas ordenanças levando-os a idolatria do deus da terra (Jz 2.12-13); 3 – Casamentos mistos, (Jz 2.12-13) o mal de Peor fora esquecido pela geração futura por não destruírem por completos os laços o levaram a servidão e a não conquistar toda a sua terra.

1 – Conquistas pós-morte de Josué.

         O livro começa com a frase “após a morte de Josué” (Jz 1.1), nos é mostrado como o povo se dividiu em tribos para conquistar a sua terra e seguir a sua vida sem um líder especifico a sua frente dependendo completamente de Deus e de seu conselho (anciãos, sacerdotes, juízes e oficiais). O historiador Josefo diz que ao souber da morte de Josué o rei Adonis-Bezeque se viu empolgado é achou que poderia destruir os israelitas em batalha ao ser derrotado e ter seus polegares cortados ele reconhece o castigo divino, pois, o mesmo tivera feito isto com setenta e dois reis que pegava as migalhas de sua mesa. Ao ver que uma boa parte da terra estava sobre seu domínio epor não terem conseguido destruir e conquistar as cidades das planícies por elas possuírem carros de guerra e contentaram-se com as suas terras e convivendo com eles todo o tempo até o final do tempo do reinado. Não somente a tribo de Judá e de Simeão que desistiram de conquistar a terra de sua possessão mais as demais tribos também pararam de ir atrás de sua herança.
         O livro vem contando também sobre a conquista de Hebron por Otniel, sobrinho de Calebe, e a derrota dos três gigantes que moravam naquela região os quais fizeram a primeira geração ter medo de avançar. Pode estar se perguntando então a bíblia tem erro cronológico? Como já foi explicado no estudo que fala sobre Calebe e Hebron (ler estudo) não existe erro de cronologia é posto novamente em Juízes para representar que aquela parte da terra fora conquistada pelas tribos ainda com Josué em vida.

2 – O descaso e a servidão.

         Dentro de todo o livro vamos observar que: Povo obediente domina seus inimigos, povo desobediente e escravizado por seu inimigo. A partir do capitulo três de Juízes vamos ler as historias dos grandes heróis de Israel que são contadas para as crianças evangélicas e que contem grandes ensinamentos para nos adultos. Elas vão muito além de simples contos Israelitas e sim lições de vida para os dias atuais. O povo se relaxou em relação a guerra e a expulsar o povo completamente, Josefo nos diz que nem mesmo com a advertência divina (Jz 2.1) não foi o suficiente para que eles mudassem de atitude, apesar dos prantos e dos choros nada significou para aquela geração que relaxou e somente esperou vir sobre eles o castigo divino.

3 – Os juízes.

         Em todo o período dos juízes seria dessa forma se afastava de Deus vinha a escravidão. Choravam e se arrependiam de seus pecados Deus mandava um juiz que os libertava e ia a frente de seu povo e tirava da servidão. Ao longo desse período foram trezes juízes relatados no livro que até o capitulo dezesseis segue uma ordem cronologia e os demais se perdem no meio desse período só podemos ter certeza dos relatos de Jz 19-21 por termos o relato de que Fineiais, filho de Eleazar, era o sumo sacerdote o que nos leva logo após a morte da primeira geração que entrou na terra de Canaã.
         Após oito anos de domínio dos mesopotâmeos se levanta novamente uma figura importante para a tribo de Judá. Otniel, filho de Quenaz irmão de Calebe, que se torna o primeiro juiz do povo de Israel e os leva a expulsar os mesopotâmeos  da terra deixando novamente em paz durante os quarenta anos de seu julgamento sobre a terra (Jz 3.11). O restante do capitulo nos mostra mais dois outros juízes Éude e Sangar. Para muitos estudiosos esse ultimo juiz é um mistério para quem ler a bíblia, pois, se tem o mínimo relato sobre a sua ação e julgamento.




Comentários