13 de Março - Jefté e o seu voto (Jz 10-12)

No livro de Juízes temos alguns governantes de menor importância vamos colocar dessa forma, pois, o autor do livro não se aplica em seus feitos heróicos e podem ser considerados passagens de tempos para demonstrar as historias maiores contidas no livro de Juízes. Nós temos seis juízes nessa situação são eles: Sangar (Jz 3.31) e também é citado por Débora em seu cântico, Tola (Jz 10.1-2) e Jair (Jz 10.3-5) o qual tinha trinta filhos que cavalgavam sobre jumentos e julgavam a todo o Israel sendo homens valentes e julgou durante vinte e dois anos, Ibzã (Jz 12.8-10), Elom (Jz 12.11-12) e Abdom (Jz 12.13-15) os três últimos fecham o período de trezentos anos dos juízes e dão inicio a ultima historia dos juízes do livro, a vida de Sansão. AS ações desses juízes são de grande importância, pois, eles mantiveram o povo de Israel nos caminhos do Senhor cumprindo assim, a importância dos juízes no período pré-reinado.
Após a morte de cada juiz Israel voltava a cometer os mesmo erros de antes indo atrás de outros deuses o que aumentava cada vez mais o numero do panteão israelita em seu meio. Dagom (Filistia), Quemos ou Chemosh (Moabe), Moloque (Amom), Astarote (Síria) e os deuses de Sidom (baalins). Em Jz 10.10-16 vemos que o povo se viu apertado com os filhos de Moabe e correram ao Senhor para os livrarem mais uma vez de seu inimigo. Os versículos dez e catorze nos mostram que Deus não os livraria e manda que eles pedissem aos seus deuses a quem serviam. A ação foi radical, mas, necessária para a limpeza espiritual do povo de Israel para que a ação fosse realizada por Deus. O povo viu se apertado em combate pelas mãos dos filhos de Moabe a única solução era pedir socorro a um valente que existia no meio de Israel.

1 – Jefté

O assunto principal é o bandido ou o mau-feitor Jefté e o seu voto impensado que provoca muitas divisões nos estudiosos. A sua história começa com a sua expulsão no meio de seus irmãos, por ser filho de uma prostituta pela lei Jefté nunca poderia fazer parte da assembléia e nem herdar juntamente com os seus irmãos a herança de seu pai. Ao ser expulso se misturou com homens maus e que ficaram sobre o seu comando. Champlin diz que ele se tornaram um saqueador violento e na mente dos filhos de Israel apenas um saqueador violento para expulsar os saqueadores filhos de Moabe.
O quadro de Jefté muda por completo rejeitado pelos seus é convidado a ser cabeça deles a liderá-los em combate e expulsar os seus inimigos de sua terra. Pensamos que pelo seu envolvimento ele era um mero bandido, mas, ele tinha conhecimento sobre a história de sua nação e entendia sobre os tratados de guerra ao enviar a carta de paz para o rei moabita.  Lawrence diz que em nenhum momento ele rejeitou o Deus de seu pai, pois, o seu voto mesmo que tenha sido feito de forma impensada dava total condições a acreditarmos em seu conhecimento sobre as leis de Deus.
Jefté se vinga de seus inimigos e o derrota por completos e sai vitorioso e volta para a casa como herói e juiz de seus irmãos. Edward Dalglish nos lembra que um voto para os israelitas era irrevogável e que em nenhum momento ele poderia voltar atrás sendo obrigado a cumprir (Nm 30.2 / Dt 23.21-23 / Lv 27.28). Ao chegar em casa sua filha sai ao seu encontro e vem o abraçar o que faz ele rasgar suas vestes por causa de seu voto.  Era comum na chegada do exercito vencedor ser recebido com festas e as danças das jovens donzelas que comemoravam a vitória de seus irmãos e pais que tiveram idos a guerra e voltados em segurança. Não sabemos se ele fora recebido em nenhuma cidade ou se ele simplesmente se recolheu diretamente para a sua casa fazendo, assim, a sua filha se alegrar pela chegada de seu pai.
A alegria de sua filha se torna em tristeza para ele, a primeira coisa que me sair ao encontro Lhe dou em sacrifício, esse foi o voto de Jefté feito ao Senhor. Era comum naquela região o sacrifício humano, a bilia conta vários relatos de sacrifícios humanos para os deuses pagãos (II Rs 3.27 II Rs 16.3 / II Rs 23.10 / Jr 7.30-32 / Lv 18.21 / Lv 20.2-4). Existem duas formas para como foi cumprido o voto de Jefté através de sua filha. o Primeiro diz que  ela foi sacrificada, essa é o pensamento contextual do livro de Juízes mesmo sendo contra a lei de Deus ele ofereceu sua filha em sacrifício, assim Edward Dalglish diz que os dois meses pedido pela sua filha foi para se preparar e aceitar o seu destino final. Matthew Henry vem nos dizer que se isso realmente fora verdade ele cumpriu a lei descrita em Lv 27.29 que todo o animal santificado ao Senhor seria sacrificado. O segundo é que ela teria sido consagrada ao Senhor e passou a servir diretamente no santuário. Lawrence Richards nos dá quatro motivos para que essa segunda teoria seja aceita; 1 – sacrifício humano era proibido na lei de Moisés (Lv 18.21 / 20.2-5 / Dt 12.13 / 18.18); 2 – Nenhum sacerdote aceitaria realizar o sacrifício humano e Jefté não tinha o direito de realizar esse sacrifício por não ser sacerdote; 3 – Seria santificada assim, como Samuel fora santificado ao senhor sendo consagrado ao serviço de Deus (Ex 20.9 / I Sm 1.28) e 4 – O texto lamentou a sua virgindade o dá segundo a visão de Lawrence o sentido de que não se casaria.

Esse sacrifício e bastante polêmico as duas vertentes tem grandes possibilidade de terem sido cumpridas tanto ela ter sido morta por seu pai como ele ter sido consagrada na casa de Deus.



Comentários

Postar um comentário