14 de Março - Sansão ( Jz 13-16)

Ao termino de Jz 16 dá-se o fim da primeira sessão do livro de Juízes o que vem em ordem cronológica ficando bem perto dos livros de Samuel e da vida de Eli. Os atos de Sansão não estão relatados dentro do livro de I Samuel na galeria dos grandes heróis do povo, pois, dentre todas as histórias existentes dentro da bíblia ele foi o único que não libertou o seu povo da opressão inimiga deixando assim o seu povo todo sobre o jugo dos filisteus até os dias de Davi cem anos depois da morte de Sansão. Ele é possuidor do segundo maior relato dos heróis dentro do livro de Juízes contém noventa e seis versículos dividido em quatro capítulos ficando atrás de Gideão com cem versículos e três capítulos na divisão bíblica do livro.
O povo estava sobre o diminio dos filisteus que após a guerra com os egípcios liderados pro Ramsés III (1220aC à 1180 aC) tomando conta da parte costeira da palestina. Segundo Champlin e demais historiadores bíblicos confirmam que houve um período de mútuo de acordo bilaterais entre os judaitase eframitas com os filisteus, após esse período veio o cerco e jugo sobre todo Israel.

1 – Sansão.

A vida de Sansão está diretamente ligada com o voto de nazireado ou nazarita (Nm 6). O seu nascimento miraculoso por sua mãe ser estéril, assim como muitas mulheres dentro da Bíblia que tiveram filhos através de um milagre divino (Gn 25.21 / I Sm 1.5). Seu nome vem da palavra hebraica shemesh que significa “Sol”. Ele é o único juiz escolhido pelo Senhor desde o ventre de sua mãe para libertar o seu povo da opressão. Todas as observações que o Anjo do Senhor fizera para seus pais eram para ser obedecidos por Sansão que fez questão de quebrar todas as ordenanças descritas para um nazarita cumprir. Muitos pensam que a vida de Sansão começou no seu nascimento, mas, segundo a tradição e a lei mosaica a mãe dele também não poderia beber vinho como o nazarita durante a gestação (Lv 11.24-27) assim, o começo de seu nazireado estava desde a descoberta da gravidez de sua mãe ate a sua morte. Não tem como negar que Sansão agia por impulso um grande herói do povo não tomou conta daquilo que ele nasceu para fazer libertar o seu povo do jugo filisteu. O descaso por seu nazireado fica claro ao lermos os quatro capitulo da vida de Sansão começando ainda com um primeiro passo que não estava diretamente ligado ao seu pacto, mas, sim com a lei mosaica.
Ao querer se casar com uma filistéia ele vai de encontro com a lei e esse fato seria a sua maior destruição e o motivo de sua morte. Mesmo contrariados seus pais aceitam fazer o pedido da moça que é entregue a Sansão por esposa em um dos dias da sua visita a sua noiva ele comete o primeiro erro contra o seu pacto tocar em um corpo morto, isso era restritamente proibido para um nazarita tocar em todo o tempo de seu pacto tocar em algo que estivesse morto que ele faz e dar de comer do mel que saia de sua boca a seus pais. Após persuadir a esposa de Sansão por causa de seu enigma a ira de Sansão se mostra incontrolável o qual desde esse ato os leva a tomar ações contra a vida dos filisteus, principalmente após os cidadãos de Tinma matarem sua esposa e toda a família dela por causa de Sansão.
Sansão tem um fato interessante, dentro do pacto nazireado ele não poderia matar ninguém o que ao lermos o texto bíblico com todo o cuidado ele não fez. Em todos os versículos antes da ação de Sansão contra os filisteus diz: “O Espírito do Senhor de apoderou de Sansão” ou “se revestiu de Sansão”. Assim, que matava os filisteus era o próprio Deus, pois, o verbo interpretado por revestir significa tomar conta por as veste de uma pessoa ou se cobrir de algo. As mortes provocadas por ele causou grande aflição entre os filisteus que foram até os judaítas que tiveram que ir atrás de Sansão para prendê-lo. Josefo diz que não teve outro juiz mais ingrato que Sansão que ao invés de reconhecer que toda a sua força vinha de Deus e ser obediente aos seus ensinamentos preferiu ter a vida fácil e da forma como ele queria viver.
Dois grandes pontos destruíram o grande/fraco Sansão. Sem duvida o primeiro foi à sensualidade a comoção dos choros de sua noiva no dia de seu casamento já dava indícios que ele teria um ponto fraco, assim, foi que Dalila tirou proveito após três tentativas de persuadir ele a contar o segredo de sua força ela finalmente consegue arrancar a verdade dos lábios de Sansão. O seu segredo não estava no cabelo era apenas um ponto sinal físico do seu pacto, mas estava na sua obediência ao Senhor, ao cortar o cabelo, que era para ser feito somente no templo e no final do seu pacto, ele era para ser queimado ao Senhor como prova do cumprimento do pacto realizado e isso foi o maior erro da vida de Sansão que o levou a prisão e a vergonha perante seus inimigos. O segundo é visto logo após os seus momentos de fraqueza emocional o que levava a cometer outra grande fraqueza o orgulho. É por causa do orgulho do enigma revelado pelos filisteus fez com que o ódio criado por eles fossem o centro de todo o seu juízo sobre o povo. Até a sua própria morte podemos ver que se trata de uma questão de orgulho, assim, em sua morte Deus concedeu que ele matasse mais filisteus do que em toda a sua vida. E mesmo assim, ele não livrou Israel das mãos do jugo filisteu.



Comentários